Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dor de ouvido pode indicar doenças mais graves

Ouvido tampado, vertigem e surdez flutuante são alguns sinais da Doença de Ménière

No AR em 26/08/2020 - 17:55

Você com certeza já sentiu algum desconforto no ouvido. Seja após andar de avião, dar um mergulho na piscina ou após um show de música, a dor de ouvido é uma das reclamações mais comuns. Mas e quando os sintomas leves escondem uma doença mais grave? Ouvido tampado, zumbido, vertigem e surdez flutuante podem indicar a Doença de Ménière.

Também conhecida como hidropsia endolinfática, a doença atinge adultos entre 40 e 60 anos mas crianças e adolescentes podem desenvolver durante a infância. Segundo José Ricardo Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, sem tratamento o correto, o Ménière pode levar à completa surdez. 

Saiba mais no player abaixo:


“A doença causa uma sensação de pressão no ouvido, parecida quando andamos de avião. A causa da doença é um aumento da pressão do líquido que tem dentro da estrutura do ouvido interno, no labirinto. Essa pressão descontrolada vai piorando e aquilo que perde, nem sempre retorna. Então precisa estabilizar a doença pra pessoa ter a vida mais normal possível e não precisar utilizar um aparelho auditivo”, explicou.

 

A Doença de Ménière pode ser ocasionada por predisposição genética, mas o estresse, a pressão alta e até mesmo o tabagismo podem afetar o ouvido interno e levar ao aumento da pressão no labirinto. O diagnóstico deve ser feito por um otorrinolaringologista.

 

“Através de testes de audição a gente passa para um tratamento com medicações que ajudam a estabilizar a pressão interna do ouvido e o controle dietético. A pessoa não pode abusar de sal, açúcar, cafeína ou fazer jejum prolongado, que são fatores que pioram ou podem desencadear a doença. Como doença crônica, a pessoa vai ter que fazer um acompanhamento com o otorrino por muito tempo ou pelo resto da vida”, afirmou.

 

O Ménière pode ser confundido com labirintite, daí a importância de procurar um otorrinolaringologista para garantir o diagnóstico e o tratamento correto. 

Criado em 26/08/2020 - 18:01