Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

Estudos de variantes genéticas podem ajudar os médicos na prescrição de canabinóides para o tratamento de câncer

No AR em 23/11/2020 - 13:32

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil. Estudos de variantes genéticas podem ajudar os médicos na prescrição de remédios à base de cannabis para o tratamento de câncer. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Fabrício Pamplona, CEO Brasil e diretor científico da Proprium.

A  farmácia genética vem se popularizando, mas ainda não faz parte do rol dos médicos. A genética traz informações sobre o nosso organismo e como ele reage a uma série de estímulos, desde a nutrição até a ocorrência de doenças.

No caso da prescrição de medicamentos, a farmácia genética é muito útil para identificar o metabolismo da pessoa, ou seja, como ela consegue processar aquele medicamento. Com isso, é possivel entender em quanto tempo e em qual intensidade o medicamento vai atuar no organismo, além de identificar a probabilidade de sucesso do tratamento de determinada doença e até a ocorrência de efeitos adversos.

Atualmente os medicamentos canabinóides vem sendo usados em pacientes oncológicos em duas formas, a primeira forma é um paliativo, ou seja, um medicamento que ajuda o paciente a passar pelos sintomas como as dores oncológicas e a tolerar a quimioterapia. A segunda forma, segundo casos relatados, é a redução da massa tumoral.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

 

Criado em 23/11/2020 - 15:35