Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pandemia mostra necessidade de avaliação psicológica periódica para motoristas

Ouça a entrevista com o médico Alysson Coimbra

No AR em 15/12/2020 - 13:28

A pandemia afeta a saúde mental e psicológica das pessoas e pode influenciar ainda nas brigas de trânsito. Para falar sobre a necessidade de avaliação psicológica periódica dos motoristas, o Tarde Nacional conversou com o médico Alysson Coimbra, coordenador da Mobilização Nacional dos Médicos e Psicólogos Especialistas em Medicina do Trânsito e diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra).

Confira a entrevista no player acima.

Comportamento do motorista

A pandemia trouxe a tona detalhes da saúde física, mental e psicológica dos motoristas. De acordo com Alysson, o aumento da agressividade, transtornos de ansiedade e depressão mudaram o comportamento do motorista na hora de dirigir.

Ele considera que a predominância dos interesses pessoais e o excesso de velocidade, entre outros, cresceram neste período e é preciso pensar na necessidade da avaliação psicológica periódica.

Projeto de Lei 98/2015

O médico lembrou que o PL 98/2015 propõe que todos os motoristas sejam avaliados pelo psicólogo especialista em trânsito.

Hoje essa avaliação é feita na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em casos de renovação da carta para dirigir de motoristas profissionais com carteira assinada.

Mortes no trânsito

O Brasil é o quinto país com mais mortes no trânsito, informou o médico.

 

"O trânsito hoje apresenta à sociedade um perfil do motorista negligenciado", afirmou.

 

Ele reforçou que a educação no trânsito é uma das chaves para se evitar acidentes.

Saiba mais

Problemas na saúde de motoristas são causas de milhares de acidentes

Tags:  trânsito

Criado em 15/12/2020 - 14:58