Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como é o trabalho de cães farejadores na fiscalização de portos e aeroportos

Os animais são importantes nas buscas de produtos proibidos ou controlados no Brasil

No AR em 29/07/2021 - 13:30

Cães farejadores ajudam nas fiscalizações agropecuárias em portos, aeroportos e postos de fronteira. O programa Tarde Nacional conversou com o auditor fiscal federal agropecuário Romero Teixeira sobre o trabalho realizado pelo Centro Nacional de Cães de detecção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A eficácia desses animais em relação aos aparelhos de raio X ou à inspeção manual do servidor foi o tema da conversa. Para ele, o cão é bem mais vantajoso, com custo menor e com eficiência bem mais alta na recuperação de itens proibidos ou controlados.

O auditor fiscal explica que o trabalho do cão de detecção é basicamente verificar a bagagem dos passageiros, identificar itens agropecuários e verificar se está ou não dentro da legislação brasileira. Hoje são cinco cães em operação e três sendo treinados, o cão tem no faro o poder de abrir um arco íris de cheiros.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h ás 15h pela Rádio Nacional de Basília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Criado em 29/07/2021 - 18:53