Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fundação Grupo Boticário mapeia iniciativas de impacto socioambiental na Baía de Guanabara

Especialista em biodiversidade fala sobre o trabalho de apoio e busca por soluções para os desafios ambientais, sociais e econômicos no Brasil

No AR em 02/08/2021 - 18:00

Ouça entrevista com Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, que conversou com Glaucia Araujo no Tarde Nacional desta segunda-feira (2). Ele falou sobre o trabalho da organização e sobre o 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

A Fundação Grupo Boticário trabalha para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas. Atua apoiando ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos do país. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no Brasil. A instituição foi criada em 1990, 2 anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Na conversa, Guilherme falou também sobre o primeiro Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara, estudo que revelou o perfil de 69 negócios de impacto socioambiental positivo na região, identificando empreendimentos que atuam em 17 municípios. O trabalho apresenta as principais características do empreendedorismo de impacto para a conservação da biodiversidade, segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha em toda a região hidrográfica da Baía de Guanabara.

A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Humanize e Sebrae Rio.

Sobre o que são os Negócios de Impacto Socioambiental Positivo, Guilherme fala que "são aqueles negócios que, além de gerar receita para o empreendedor, eles também tem o propósito de deixar um impacto ambiental positivo", explica ele sobre iniciativas como o ecoturismo, saneamento sustentável e produtos da biodiversidade brasileira, entre outros.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 02/08/2021 - 19:44