Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A musicoterapia pode ajudar no tratamento de crianças com autismo?

Segundo neuropsicóloga, tratamento pode ser um aliado importante a partir dos 2 anos de idade

No AR em 29/01/2024 - 15:39

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em cada grupo de 100 crianças, uma delas tem transtorno do espectro autista, também conhecido como TEA.

Esse distúrbio do neurodesenvolvimento tem algumas características, como dificuldades de interação social e comunicação, padrões de comportamento repetitivos e um repertório restrito de interesses e atividades.

E como a música pode colaborar no tratamento de crianças com autismo? Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com a neuropsicóloga Marcella Bianca. 

"A gente geralmente usa a musicoterapia para desenvolver habilidades emocionais, sociais, cognitivas e até mesmo motoras. A música faz com que a criança consiga melhorar a comunicação verbal, se expressando melhor, e até mesmo trabalhar essa questão da imaginação, do simbolismo e da compreensão. E dependendo de cada perfil, nós temos crianças verbais, não-verbais. E com isso a gente estipula o método de tratamento. Normalmente, a criança está num processo terapêutico associado a outros tratamentos", pontua a entrevistada. 

E quanto ao diagnóstico tardio? Ouça mais no player acima. 

Criado em 29/01/2024 - 16:14