Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parto natural é a regra de casa de saúde do Rio

Na Casa de Parto David Capistrano Filho, as gestantes são atendidas

O parto natural é um dos requisitos de atendimento das gestantes que procuram a Casa de Parto David Capistrano Filho, localizada no bairro do Realengo, Zona Oeste do Rio. Tudo é feito para que os bebês nasçam sem qualquer tipo de intervenção que interrompa o fluxo normal do trabalho de parto.

 

Contribui para isso o fato de que, no local, as gestantes não são atentdidas por médicos, mas por enfermeiras obstétricas com capacitação e permissão legal para acompanhar o parto de  gestante de baixo risco.

 


"O que não tem que ser mexido, não é para ser mexido. Então, se o processo está encaminhado fisiologicamente pra quê que você vai mexer? Quando você intervém num momento que não precisa, aí sim os resultados são desastrosos", conclui a diretora da casa, Leila Gomes Ferreira de Azevedo.

 

Os procedimentos considerados de rotina num hospital não são praticados na casa de parto. Um exemplo é a episotomia, o corte na região da vagina para aumentar o canal de passagem do bebê, que foi realizada em menos de 1% dos partos num período de dez anos. Um grande contraste em relação ao dado de que 94% dos partos normais no país sejam realizados com esse procedimento, de acordo com o Relatório de Direitos Humanos do Brasil.

 

Ouça a terceira reportagem da série feita por Tâmara Freire sobre a Casa de Parto David Capistrano Filho para a Nacional do Rio. Confira aqui a primeira e a segunda partes do especial.

 

 

 



Conheça a história da Casa de Parto David Capistrano Filho no Rio

Casa de parto tem como filosofia a liberdade da mulher

Criado em 26/03/2014 - 15:34 e atualizado em 27/03/2014 - 19:18