Nesta sexta-feira (27), o Tarde Nacional resolveu falar da Black Friday, sob uma perspectiva diferente. A data, criada nos Estados Unidos para aquecer o comércio com a promessa de grandes descontos, chegou ao Brasil com força total.
A coordenadora de Comunicação do Instituto Akatu, Ana Néca, explicou que Black Friday pode ser interessante para o consumidor se dois aspectos estiverem presentes: a real necessidade do produto e o real desconto no valor do mesmo.
Segundo ela, comprar o que não precisa, mesmo que pela metade do preço, sai muito caro para o consumidor e para o planeta. Ana Néca falou também sobre o consumo consciente, que tem início na reflexão antes da compra, passa pela preocupação com a origem dos produtos e vai até o incentivo às boas práticas de mercado.
A coordenadora falou, ainda, de uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu sobre a felicidade. Segundo a pesquisa, o consumo de bens materiais apareceu em quarto lugar, depois da saúde, convivência familiar e amigos. Então, por que compramos tanto? Quer saber? Ouça a íntegra da entrevista no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Black Friday: Idec orienta o consumidor na hora das compras
Black Friday: confira dicas para não cair em golpes e fraudes em compras online