Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trotes universitários: integração ou humilhação?

A polêmica semana de recepção dos novos universitários levanta debate

As brincadeiras de boas-vindas dos trotes universitários, que acontecem na primeira semana do jovem na universidade, muitas vezes acabam se transformando em ofensas e humilhações. A ideia inicial de receber o novo estudante de forma animada e calorosa, em diversas situações, se confunde com um rito de passagem em que o calouro precisa enfrentar momentos de machismo, racismo, homofobia, entre outras intolerâncias.

 

Há casos em que a prática se perpetua através dos próprios calouros que, ao se tornarem veteranos, levam um sentimento de vingança e revanche. É a chamada "tradição da faculdade", em que calouros não têm a opção de não passam por esses momentos que de esperados pelos jovens se transformam em verdadeiros traumas.

 

Para conversar sobre o assunto e debater o caráter ofensivo dos trotes, o Tema Livre da terça-feira (3) convidou o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Francisco Barbosa Neto, o professor e advogado Benedito Gonçalves Patrão, e a estudante de Comunicação Social e integrante do Centro Acadêmico de Comunicação Social da Uerj (Cacos Uerj), Karina Santos.

 

Para ouvir o programa na íntegra, clique no player acima.

 

Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h04, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 03/03/2015 - 17:15 e atualizado em 03/03/2015 - 16:57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique