Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nos 86 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro Viva Maria revisita a história do rádio no Brasil

Luciana do Valle que há anos integra a programação da emissora reverencia a memória do maestro Radamés

Viva Maria

No AR em 12/09/2022 - 11:00

Olá amigas e amigos do rádio porque definitivamente, setembro é o mês dele e, particularmente, das emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

No último 7 de setembro, comemoramos o aniversário daquela que guarda uma relação direta com a própria história da radiodifusão no Brasil. A rádio MEC !

Eu tive a honra e o prazer de poder estar no glorioso Theatro Nacional do Rio de Janeiro para assistir ao vivo e em cores o concerto com o qual a Orquestra do Theatro Municipal e a Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense comemoraram os 100 anos da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil. Destaque para a execução do O Guarany de Carlos Gomes , o mesmo que em 7 de setembro de 1922,  foi transmitida diretamente do Theatro Municipal, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. .

Sem dúvidas um privilégio poder celebrar os 100 anos desse rádio que nos irradia ao som dessa obra- prima! Foi um momento mágico , só comparável ao dia que eu conheci a gloriosa Rádio Nacional do Rio de Janeiro no Edifício Noite da Praça Mauá!

Há 86 anos , em 12 de setembro de 1936, ao som da música Luar do Sertão, a Nacional entrou no ar para revolucionar as comunicações e não tardou a transformar-se em instrumento cultural, social e político fundamental para a modernização do Brasil.

Os programas esportivos, de humor, radionovelas e noticiários, transmitidos dos vários estúdios do edifício A Noite, na Praça Mauá, Rio de Janeiro, viraram modelo e até hoje fazem o melhor da nossa história. Impossível não lembrar também os programas de auditório que consagraram as cantoras do rádio, como Ângela Maria.

De cantoras à rainhas do rádio, foram elas que consagraram a chamada “Era de Ouro do Rádio”.

Para minha alegria e contentamento, quis o destino que eu nascesse no mesmo dia em que a Nacional do Rio de Janeiro entrou no ar. E eu quero agora compartilhar com todos vocês a voz de uma grande amiga que navega essas ondas sonoras da Nacional do Rio , responsável, dentre outras coisas , pela produção de um programa especial sobre a vida e obra de um pioneiro da Rádio Nacional ! Vamos saber de Luciana do Vale como foi viver essa e tantas outras emoções no centenário desse veículo que hoje comemora também os 86 anos da Nacional do Rio de Janeiro!

Clique no player acima e confira.

Criado em 12/09/2022 - 06:00

Mais do programa