Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa Pele Alvo: em 2021, cinco pessoas negras morreram por dia em ações policiais

A coordenadora do Observatório da Saúde da População Negra (PopNegra) faz a análise da pesquisa "Pele Alvo: a cor quie a policia apaga"

Viva Maria

No AR em 18/11/2022 - 11:35

Texto da apresentadora:

Oi, gente amiga desse nosso programa. Hoje, pedimos licença à ancestralidade que faz desse país um grande mosaico étnico racial para antecipar o Dia Nacional da Consciência Negra.

Desde os anos 1970, ele vem sendo comemorado em memória a Zumbi dos Palmares,  herói símbolo da resistência negra à escravidão.

Mas o capítulo da igualdade que estamos construíndo ainda deve respeito, direitos e dignidade às negras e negros desse nosso pais que diariamente têm que lutar  contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

A pesquisa "Pele Alvo: a cor que a policia apaga", publicada nesta quinta-feira (17) pelos observatórios de segurança pública de seis estados brasileiros revelou um dado estarrecedor:

Somente no ano passado 5 pessoas negras morreram por dia em ações policiais. 

Diante disso, para que possamos  honrar o legado de  Zumbi dos Palmares precisamos fazer ecoar nossa indignação contra a prática  da discriminação, do preconceito e do racismo.

Pra isso, vamos ouvir Marjorie Chaves, ativista feminista negra.

Ela é doutoranda em Política Social e mestra em História pela Universidade de Brasília (UnB). Como coordenadora do Observatório da Saúde da População Negra (PopNegra), vinculado ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública (Nesp/Ceam-UnB) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ceam-UnB) que leitura você faz dos dados da pesquisa Pele ALVO."

 

Criado em 18/11/2022 - 11:35

Mais do programa