Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria saúda a diversidade na posse do presidente Lula

A advogada Vera Lucia Santana Araújo fala sobre a importância simbólica da escolha de uma mulher negra na passagem da faixa ao presidente

Viva Maria

No AR em 02/01/2023 - 07:07

Saudações fraternas a todas as pessoas que direta ou indiretamente, de longe ou de pertinho, participaram, ontem, da festa da democracia em Brasília!

Depois dela, pouco importa saber que horas são porque Viva Maria faz questão de cumprimentar toda a sua audiência, como fez o presidente Lula do alto do Parlatório do Palácio do Planalto.

Tão emocionante quanto o discurso do presidente Lula no parlatório foi ver o povo brasileiro subir a rampa do Palácio do Planalto.

Viva a diversidade brasileira! Do alto de seus 90 anos lá estava o cacique Raoni , líder do povo Kayapó; e com apenas dez anos de idade, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, morador de Itaquera, na perifeira de São Paulo. Não faltou também o professor Murilo de Quadros Jesus, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha, Flávio Pereira, artesão, nem tampouco a cachorrinha vira-lata batizada de Resistência porque foi adotada por Janja da Silva, esposa do presidente, em 2018, quando ele esteve preso em Curitiba. Resistência chegou a ficar 580 dias com militantes na Vigília Lula Livre, acampamento feito pelos apoiadores de Lula ao lado da sede da Polícia Federal na capital paranaense, quando foi adotada por Janja.

Contudo, coube à Aline Sousa, 33 anos, catadora de material reciclável desde os 14 anos, passar a faixa presidencial a Lula. Aline integrou o Movimento Nacional de Catadoras e é beneficiária do Minha Casa, Minha Vida – programa habitacional criado no governo Lula.

Mãe de sete filhos, Aline é a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF). Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. A escolha não podia ter sido mais acertada: Aline simbolicamente é a tradução mais que perfeita do discurso do presidente Lula, que se comprometeu em combater todas as formas de desigualdade.

Aline, enquanto mulher negra e periférica, sem dúvidas é uma referência na luta pelos direitos humanos das mulheres. Que o diga a advogada e integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Vera Lucia Santana Araújo. Ouça neste episódio do Viva Maria.

Tags:  Lula posse

Criado em 02/01/2023 - 07:07

Mais do programa