Na edição desta segunda-feira (8), o Viva Maria comemora o Dia Mundial dos Oceanos, entrevistando Mônica Peres, diretora-geral da ONG Oceana. Essa é uma organização internacional fundada em 2001 e focada exclusivamente na conservação dos oceanos.
Na entrevista, Mônica fala sobre a estreita relação entre o oceano e a "invisibilidade feminina", afinal, olhando a superfície, tudo parece muito igual, mas no fundo, nas profundezas, é que está a força da vida marinha. Essa e outras metáforas dão o tom da conversa com a apresentadora Mara Régia.
“A água salgada é mais parecida com o nosso sangue, com as nossas lágrimas, com a água que envolve as crianças no útero das mulheres. Na verdade, a água salgada foi o berço da vida. Para mim, o mar e a Iemanjá têm tudo a ver com as mulheres, com sua capacidade de gerar vidas e de manter as vidas”, disse.
Confira outras edições do Viva Maria aqui
Mônica Peres contou que a invisibilidade em torno dos problemas nos oceanos, com a falta de percepção das pessoas para o cuidado com a água, é semelhante à falta de visibilidade da mulher em seu papel de pescadora, marisqueiras, catadora de moluscos e caranguejos, entre outras questões.
Confira a íntegra da entrevista clicando no player acima.
Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.
Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.
Apresentação e Produção: Mara Régia