Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria fala sobre novos incentivos ao parto normal

Médica ginecologista Lívia Martins comemora a exigência do partograma

Sob o signo da luz, o Viva Maria desta terça-feira (7) comemora a exigência do partograma à rede privada para evitar que a indústria da cesariana continue prosperando em nosso país. A medida vai atingir em cheio os planos de saúde, porque, sem o partograma, o reembolso do convênio fica, automaticamente, prejudicado.

 

O anúncio feito pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já está valendo desde ontem. Cá pra nós? Demorou!

 

Saiba mais:

 

Novas regras de incentivo ao parto normal entram em vigor

 

O programa de hoje quer saber da ginecologista Lívia Martins de que forma essa ferramenta vai realmente estimular o parto normal.

 

Primeiro, ela contou o quem vem a ser o partograma, que se refere a um registro feito em gráfico e que deve compor toda a documentação ou papeleta de uma mulher ao ser internada em uma maternidade. Segundo ela, esse registro traça o caminho, a evolução do trabalho de parto, mostrando de tempo em tempo o desenvolvimento da gestante.

 

“Então, ele é importante para mostrar se a evolução não está correta e, por isso, você está indicando uma cesariana. Então, ele dá para a gente o argumento correto da indicação da cesária”, disse.

 

A médica ginecologista ressaltou que o partograma dá tanto para o profissional que está assistindo a mulher quanto para toda a equipe uma confiança e tranquilidade de que a mulher está sendo bem acompanhada.

 

“Nós temos que realmente agradecer muito essa conquista da rede privada, também, em ter o seu partograma, porque na rede pública já é exigido em todas as maternidades ofertar o partograma, e também na rede privada, porque isso vai reduzir as indicações de cesárias, que podem colocar tanto em risco a criança, porque a gente sabe que no Brasil aumentou muito a taxa de prematuridade em função das cesárias que foram indicadas sem necessidade”.

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 07/07/2015 - 13:34 e atualizado em 07/07/2015 - 09:49

Mais do programa