Às vésperas da primeira edição nacional da Marcha das Mulheres Negras, marcada para a próxima quarta-feira (18) em Brasília, o Viva Maria desta terça-feira (10) se propõe a discutir as razões históricas do mito da democracia racial no Brasil. O debate tem por base o documento 'Mapa da Violência 2015', que denuncia o homicídio de mulheres no país.
O Mapa foi elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e divulgado, oficialmente, na segunda-feira (9) na Casa da ONU. O evento contou com a presença da ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes. Ao fim da apresentação do Mapa, a ministra falou sobre os dados do estudo da Flacso, que apresenta uma taxa de homicidios de mulheres negras no Brasil - da ordem de 5,4 por 100 mil habitantes.
Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação da Rádio Nacional da Amazônia
Apresentação e Produção: Mara Régia