Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zika vírus transforma gravidez e maternidade em angústia

A pesquisadora da Anis, Débora Diniz, participa do Viva Maria e fala

Nosso Viva Maria com Saúde vai a Campina Grande(PB), conversar com a professora da Universidade de Brasília Débora Diniz, que é pesquisadora do Instituto de Bioética Anis.

 

A cidade é hoje referência em assistência e pesquisa sobre o zika vírus no Nordeste. Primeiros estudos que relacionaram a microcefalia ao zika foram realizados em Campina Grande.

 

Débora Diniz alerta que a microcefalia é apenas um dos problemas neurológicos que o vírus pode causar. De acordo com ela, trata-se de uma nova epidemia que a ciência ainda não teve tempo de tirar conclusões.

 

Mulheres em pré-natal vivem a angústia da possibilidade de o zika ter afetado os bebês. Para quem já teve um filho com o diagnóstico, a solidão faz parte do cotidiano e as necessidades são gigantescas.

 

A professora da UnB ressalta a necessidade de se discutir os direitos reprodutivos das mulheres em tempos de epidemia e pede que a sociedade não permita que a crise política silencie uma situação de emergência na vida das mulheres.

 

Apoio: ONU Mulheres, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 16/03/2016 - 14:19 e atualizado em 05/04/2016 - 08:46

Mais do programa