Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Extensão dos danos causados pelo vírus Zika é maior do que o previsto

Estão confirmados 1.551 casos e outras alterações do sistema nervoso,

O Ministério da Saúde divulgou os novos números de microcefalia. Em todo país, estão confirmados 1.551 casos e outras alterações do sistema nervoso, que sugerem infecção congênita.

 

Outra notícia importante diz respeito aos planos de saúde que desde a última segunda-feira (6) estão obrigados a cobrir exames para a detecção do vírus Zika. A medida é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), e já foi publicada no Diário Oficial da União.

 

Há pouco mais de um mês o Viva Maria entrevistou o professor, doutor Thomaz Gollop, livre-docente em Genética Médica da Universidade de São Paulo (USP), que havia acabado de marcar sua participação no 9º Seminário Nacional A Mulher e a Mídia, realizado pelo Instituto Patrícia Galvão, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de abril, com um alerta contundente. Na ocasião, ele disse: "Nós estamos iludindo as mães que têm crianças com as sequelas do vírus Zika porque o quadro neurológico é extremamente grave. Dizer para essas mulheres fazer fisioterapia, fonoaudiologia é enganá-las, porque o resultado prático vai ser muito pequeno. São crianças com déficit intelectual muito acentuado, pelo menos em alguns casos. Claro que cada caso tem que ser avaliado isoladamente e nós não temos direito de falar em implicações neurológicas sem examinar cada criança, mas o risco de alterações graves é muito grande".

 

Em sintonia com as palavras do doutor Thomas Gollop, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acabou de admitir que as evidências de uma nova síndrome congênita já são incontestáveis. Tanto assim, que a OMS na pessoa de Margaret Chan que é diretora Geral da Organização fez um apelo publicado pela Agência de Notícias Patricia Galvão. A matéria é da jornalista Marina Pita que conversa com a gente sobre os principais pontos de sua entrevista com a diretora Margaret Chan.

 

Confira a entrevista no player acima.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

Apresentação e Produção: Mara Régia



Zica vírus também pode desencadear problemas oftalmológicos

Brasil tem 1.168 casos confirmados de microcefalia

Criado em 08/06/2016 - 13:45 e atualizado em 08/06/2016 - 10:48

Mais do programa