E não é que no Viva Maria também se faz "profecia"? Não acredita? Pois ouça: há pouco mais de dois meses a feminista Silvia Camurça, da Articulação de Mulheres Brasileiras e membro do coletivo SOS Corpo de Recife (PE), em entrevista ao programa teve oportunidade de fazer um alerta sobre a chegada das epidemias de dengue e zika em todo o território nacional.
Agora, verifica-se que os casos suspeitos de microcefalia aumentam no Sudeste. De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas cinco semanas, as notificações da doença ultrapassaram as da região Nordeste. São 172 bebês que podem ter nascido com a microcefalia no Sudeste e 171 na mesma situação no Nordeste.
De acordo com o Ministério da Saúde, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com maior crescimento de suspeitas de microcefalia. Nas últimas cinco semanas, o Rio de Janeiro teve 46 novos casos e São Paulo, 104. Os números registrados em São Paulo ultrapassam qualquer estado do Nordeste no mesmo período. Pernambuco, por exemplo, informou 52 novas suspeitas.
A repórter Débora Brito, da TV Brasil, em recente viagem à região Nordeste, graças a uma parceria com a ONU MUlheres, teve oportunidade de conversar com uma especialista em medicina fetal Adriana Melo, que atua no município de Campina Grande, (PB) sobre o que há de novo nas pesquisas sobre o Zika Virus. Ela explica que a agressividade do vírus que circula no país pode estar ligada a mutações genéticas, e lamenta a falta de apoio financeiro às pesquisas na área de saúde.
Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.
Apresentação e Produção: Mara Régia
Primeira delegada da Mulher do país analisa alterações na Lei Maria da Penha
Primeira delegada da Mulher do país analisa alterações na Lei Maria da Penha