Segundo o Ministério da Saúde, o número de fraturas em idosos cresceu no último ano. Para falar sobre o assunto, o Alô Daisy de segunda-feira (12) conversou com o chefe do setor de Ortopedia do Hospital Doutor Badim, Marcelo Kokis.
Kokis justificou que aumento das fraturas se deve ao crescimento da população. "Neste momento, no Brasil, temos em torno de 15 milhões de pacientes acima de 65 anos, o que corresponde a 7% da população. Naturalmente, por modificações sociais, a gente vem observando que as pessoas estão envelhecendo mais e vivas durante mais tempo, portanto, as complicações advindas da idade acabam acontecendo".
O médico exemplifica que, especialmente nas mulheres idosas, acontece o aparecimento da osteopenia e osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos. "Com o passar dos anos, o osso fica quebradiço, então qualquer pequeno movimento ou queda predispõe uma fratura de uma maneira muito mais fácil do que no paciente mais novo", explicou.
Ouça toda a entrevista e saiba mais. Alô Daisy vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h04, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.