Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer de próstata: médico orienta exame periódico a partir dos 50 anos

O urologista, Alfredo Canaline, explica que o exame é recomendado

Está lançada a campanha Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata. O principal objetivo da campanha é esclarecer e desmistificar a doença, que atinge, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 69 mil homens anualmente, ou seja, um a cada 7,6 minutos. Em 2011, mais de 13 mil brasileiros morreram por conta da doença, ou seja, um óbito a cada 40 minutos.

 

Em entrevista ao Alô Daisy, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canaline, explicou que o câncer de próstata é o segundo mais frequente nos homens, atrás apens do câncer de pele. "A campanha chega para alertar os homens sobre a necessidade de fazer exame periódico da próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda fazer esse exame  a partir dos 50 anos, independente do paciente ter ou não ter algum tipo de sintoma. O ideal é diagnosticar a doença no início, porque é mais facil de tratar", salientou Canaline.

 

Ouça também: 

Novembro Azul lembra importância do exame e da saúde do homem

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

 

O médico informou ainda que os sintomas da doença, na fase mais tardia, são dores provocadas pela metástase óssea, nos casos em que o câncer se espalha e começa a acometer o esqueleto, e também a dificuldade para urinar. "Mas é bom enfatizar que a dificuldade de urinar nem sempre é um câncer. O importante é o homem ir regularmente ao urologista assim como as mulheres vão ao ginecologista periodicamente", orientou Alfredo Canaline.  

 

O diagnóstico do câncer de próstata é feito a partir dos exames de sangue e do toque retal. "Nem sempre o câncer vai se manifestar no exame de sangue. Por isso o toque retal é uma arma importante para fazer a confirmação do diagnóstico", concluiu o urologista. 

 

Ouça toda a entrevista e saiba mais. Alô Daisy vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h04, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 06/11/2014 - 10:54 e atualizado em 06/11/2014 - 10:28