Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exame oftalmológico na volta às aulas

Baixo rendimento escolar pode ser causado pela má qualidade da visão

O exame oftalmológico também está nos preparativos para a volta às aulas. Atualmente, muitas escolas exigem no início do ano letivo um laudo comprovando a acuidade visual de cada aluno, pois é sabido que um baixo rendimento pode ser causado pela má qualidade da visão. Feito num momento correto, o exame pode vir a ser determinante no desenvolvimento, no aprendizado e até no futuro de uma criança. 

 

Sobre a importância do exame oftalmológico nas crianças antes do retorno às aulas e o cuidado com a visão, o médico André Cechinel falou ao Alô Daisy. 

 

"Na realidade, hoje existe uma preocupação maior, antes das aulas começarem, das crianças serem examinadas pra gente observar se existe uma dificuldade na capacidade de enxergar ou não. Muitas vezes o que acontece com as crianças no colégio, principalmente as de baixa idade, que elas têm um baixo rendimento, uma dificuldade de aprendizado exatamente por não estarem enxergando muito bem. E elas ainda não têm a capacidade de discernir e informar aos pais do que está acontecendo. Elas não conseguem se manter atentas o tempo todo, porque estão em condições desconfortáveis de assistir uma aula", disse o oftalmologista. 

 

Cechinel ressaltou que a maioria dos colégios, públicos e particulares, têm esse cuidado de pedir o atestado oftalmológico para ver se é necessário  algum tratametno específico para deixar a criança mais confortável para assistir uma aula. "Toda criança que tenha algo que não chame atenção, como um estrabismo, ela tem que ser observada porque quanto antes tratar, melhor. Olho é um órgão que quanto mais usado, melhor. O desenvolvimento da visão é até os seis, sete anos de idade, depois fica mais complicado", orientou o médico. 

 

Clique no player acima e confira a entrevista. Alô Daisy vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h04, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

 



Criado em 14/01/2015 - 14:21 e atualizado em 14/01/2015 - 16:10