Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O inverno chegou, as temperaturas caíram e a vontade de comer aumentou

Uma boa opção: alimentos mais quentes como sopas com carnes magras

Às quintas-feiras, o programa Alô Daisy apresenta o quadro alimentação saudável com a conselheira do Conselho Regional de Nutrição-RJ, Edna Garambone.

 

A edição de 24 de junho comenta que, durante o inverno, a vontade de comer alimentos mais gordurosos aumenta. Segundo a nutricionista, isso acontece porque a gordura eleva a temperatura corporal; já no verão, quem comer uma feijoada vai suar muito. Edna Garambone afirmou ainda que o consumo de alimentos gordurosos no inverno não prejudica a digestão, se a pessoa tiver enzimas suficientes e se mastigar bem. A gordura faz com que o tempo de esvaziamento gástrico demore mais. Existem as gorduras boas como o azeite, o salmão e as ruins como torresmo, salsichão, gorduras saturadas, carnes mais gordurosas. Quanto mais caloria se ingere mais a temperatura do corpo aumenta. Ela afirmou ainda que o chocolate amargo 70 por cento, sem açúcar, ajuda a elevar a temperatura e evita as doenças cardiovasculares.

 

A nutricionista Edna Garambone explicou que pode-se escolher um cardápio com alimentos mais quentes como as sopas com carnes magras, mas que deve-se evitar sopas com leite, mais cremosas, que engordam. Sobre uma pesquisa, realizada no Rio e São Paulo, constatou que 70 por cento das mulheres se sentem culpadas pelo consumo excessivo de alimentos, ela disse que quem tem bons hábitos alimentares não precisa fazer dieta. De acordo com ela, alimentos que funcionam como termogênicos, como o gengibre, ajudam a pessoa a emagrecer. Alimentos mais ingeridos nessa estação como massas, queijos, pizzas, sanduíches, frituras e fondues, massas e gorduras devem ser evitados e sugere que se opte por queijos mais magros.



Criado em 25/06/2015 - 13:03 e atualizado em 30/06/2015 - 14:49