Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caxumba: são necessárias duas doses da vacina para proteção, afirma médico

Três municípios do Rio de Janeiro registraram 66 surtos de caxumba em

Três municípios do Rio do Janeiro — a capital, Nova Iguaçu e Niterói — registraram 66 surtos de caxumba em localidades específicas este ano. Dentre elas, estão pelo menos três escolas particulares na capital. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados 606 casos suspeitos desde o início do ano até agora, registro que já supera o total de notificações de todo ano de 2014.

 

Para o médico Marcos Lago, do Comitê de Infectologia da Socieade de Pediatria do Estado dio Rio de Janeiro, parece que há uma epidemia no estado. "Muito provavelmente devido ao fato de que muitas crianças têm só uma dose da vacina e o recomendado é de que a gente tenha, pelo menos, duas doses depois do primeiro ano de vida", ressaltou Lago. 

 

Os sintomas tradicionais da doença são, segundo o médico,  febre, dor de cabeça, rosto inchado embaixo das orelhas, que é o aumento das glândulas parótidas. Marcos Lago assinala que são dois os principais cuidados que os pais e responsáveis devem: verificar na caderneta de vacinação quantas doses as crianças tomaram a tríplice viral, que protege contra rubéola, sarampo e caxumba.

 

"Caso tenham tomando as duas doses não há problemas, mas se tiver tomadao somente uma dose, deve-se procurar o posto de saúde e tomar a segunda dose. Em caso de sintomas, levar ao médico para ser examinado, fazer repouso, beber líquido, remédio para a febre e ficar em observação e repouso por sete a 10 dias", explica o médico. 

 

Marcos Lago ainda recomenda que pais e responsáveis devem ficar atentos a todas as vacinas necessárias às crianças. "Isso é muito importante para deixar as crianças imunizadas. Os postos estão preparados e a vacina é de graça", disse.   

 

Clique no player acima e ouça a entrevista concedida ao Alô Daisy. 



Criado em 13/07/2015 - 19:07 e atualizado em 13/07/2015 - 15:56