Em entrevista ao programa Alô Daisy, Márcia Ximenes, jornalista e produtora cultural, fundadora da agência cultural Kommitment, voltada para projetos de música, teatro e dança, falou sobre a iniciativa Circuito Cultural da Cidadania.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no Player acima!
O projeto Circuito Cultural da Cidadania, que entra em sua segunda fase, vai tratar, com esquetes teatrais, em escolas públicas do Rio de Janeiro, do Dia Nacional sem Tabaco e do Dia da Amazônia. De 31 de agosto a 10 de setembro, crianças de escolas de Nova Iguaçu, Mesquita, São Gonçalo, Jacarezinho, Engenho da Rainha e Gávea assistirão aos espetáculos que têm como objetivo conscientizar, também, os pais, professores, diretores e funcionários sobre o consumo consciente.
Durante o papo, Márcia falou sobre entretenimento educativo, que seria o pavimento percorrido pelo projeto: "Crianças entre 06 e 12 anos aprenderem determinados conceitos de cidadania de forma lúdica, divertida e, principalmente, interativa". Tudo feito via experiências científicas, quando "as crianças são chamadas ao palco para pensarem sobre o problema, questionarem, aventarem soluções e tirarem suas próprias conclusões sobre o assunto que a gente está tratando no momento", explica ela.
Durante as apresentações, a plateia é confrontada com temas que fazem parte do dia a dia, como transporte, energia, lixo, hábitos saudáveis e consumo da água. A consciência ambiental, práticas eficientes e a preservação dos recursos naturais fazem parte dos objetivos da iniciativa.
Além das esquetes teatrais, o Circuito Cultural da Cidadania promove uma oficina de grafite, sob a orientação de Panmela Castro, baseada em temas ligados à Lei Maria da Penha.
Agenda:
Segundo bloco do projeto - Mote: Dia Nacional sem Tabaco e Dia da Amazônia
Locais: Instituto Meduca (31/08), Projeto Pequeno Lavrador (1º/09) e Sítio das Crianças (02/09), todos em Nova Iguaçu; E.M. Oswaldo Cruz (03/09) e Ciep Vinícius de Moraes (04/09), ambos no Jacarezinho; Faixa Preta de Jesus - Via Light, em Nova Iguaçu (05/09); Instituto Novo Mundo - Chatuba, em Mesquita (06/09); E.M. Levy Neves (08/09) e E.M. Mal. Estevão Leitão de Carvalho (09/09), no Jacarezinho; e E.M. Artur Ramos, na Gávea (10/09).
Vídeo da primeira fase do projeto, clique e veja!