A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) recebe, entre os dias 7 de abril e 16 de maio de 2025, em Brasília, a exposição "Terenoé - Memória dos Artefatos", idealizada pelo artista indígena Irineu Nje’a Terena. A mostra faz parte do Circuito Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça - 2023, e apresenta ao visitantes a riqueza da cultura e da história do povo Terena por meio de artefatos, fotografias, vídeos e obras artísticas.
A curadoria é assinada pela artista e pesquisadora Naine Terena (MS), reconhecida no Brasil e no exterior pelo vasto trabalho como curadora da arte indígena. Irineu, natural da Aldeia Kopenoti, localizada na Terra Indígena Araribá, em São Paulo, atualmente reside em Bauru (SP). É ativista cultural e utiliza a cerâmica como meio de expressão e resistência.
A abertura da exposição acontece no dia 7 de abril, às 19h, com um bate-papo entre Irineu Nje’a Terena e o artista Gustavo Caboco, que abordarão a relação entre os artefatos de memória e o contexto contemporâneo. Durante os meses de abril e maio, a programação oficinas gratuitas em diversas áreas - cerâmica, grafismo, artesanato, contos tradicionais e saberes ancestrais - conduzidas por artistas e educadores indígenas.
Nesta edição do Mosaico, você confere um bate-papo ao vivo com Irineu Terena, Gustavo Caboco, Naine Terena e a com a produtora executiva da exposição, a multiartista Mariza Basso.
Ouça mais no player acima.