Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Irineu Nje’a Terena traz a Brasília exposição "Terenoé"

Evento apresenta aos visitantes a cultura e a história do povo Terena por meio de artefatos, fotografias, vídeos e obras artísticas

Mosaico

No AR em 03/04/2025 - 14:00

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) recebe, entre os dias 7 de abril e 16 de maio de 2025, em Brasília, a exposição "Terenoé - Memória dos Artefatos", idealizada pelo artista indígena Irineu Nje’a Terena. A mostra faz parte do Circuito Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça - 2023, e apresenta ao visitantes a riqueza da cultura e da história do povo Terena por meio de artefatos, fotografias, vídeos e obras artísticas.

A curadoria é assinada pela artista e pesquisadora Naine Terena (MS), reconhecida no Brasil e no exterior pelo vasto trabalho como curadora da arte indígena. Irineu, natural da Aldeia Kopenoti, localizada na Terra Indígena Araribá, em São Paulo, atualmente reside em Bauru (SP). É ativista cultural e utiliza a cerâmica como meio de expressão e resistência.

A abertura da exposição acontece no dia 7 de abril, às 19h, com um bate-papo entre Irineu Nje’a Terena e o artista Gustavo Caboco, que abordarão a relação entre os artefatos de memória e o contexto contemporâneo. Durante os meses de abril e maio, a programação oficinas gratuitas em diversas áreas - cerâmica, grafismo, artesanato, contos tradicionais e saberes ancestrais - conduzidas por artistas e educadores indígenas.

Nesta edição do Mosaico, você confere um bate-papo ao vivo com Irineu Terena, Gustavo Caboco, Naine Terena e a com a produtora executiva da exposição, a multiartista Mariza Basso.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 03/04/2025 - 15:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa