Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado

Campanha é nacional e vai disponibilizar outras vacinas da caderneta

Começa neste sábado (15) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A vacinação vai até 31 de agosto, conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Nadja Greffé, em entrevista ao Alô Daisy desta quarta-feira (12). 

 

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

 

Nadja deu detalhes sobre as campanhas, ressaltando que este sábado (15) é o "Dia D, Dia de mobilização nacional" da iniciativa. A vacina contra a paralisia infantil ou poliomielite é destinada a crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

 

"Essa vacinação é muito, muito importante, a gente já está no 36º ano de campanha de vacinação contra a pólio, quer dizer, já é uma experiência de sucesso no Brasil", relata a coordenadora. O objetivo da campanha na cidade do Rio é vacinar 95% da população alvo, ou seja, 331.448 meninos e meninas.

 

Confira também: Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra paralisia infantil

 

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, para a multivacinação estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e DTP. A atualização do esquema vacinal vai acontecer de forma seletiva, por meio da avaliação prévia da caderneta de vacinação das crianças, buscando aquelas que precisem de alguma dose para regularizar sua situação vacinal.

 

Ainda de acordo com as informações da Secretaira de Saúde da cidade do Rio, não há contraindicações à administração da vacina oral contra a poliomielite, evitando-se somente nas situações de hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, crianças com imunodeficiência, portadores de HIV ou aquelas com história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Nestes casos, o responsável deve informar ao profissional de saúde para as devidas orientações.

 

O programa Alô Daisy é apresentado por Daisy Lúcidi há 44 anos e está no ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

 



Criado em 12/08/2015 - 18:02 e atualizado em 12/08/2015 - 17:08