Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mitos e verdades sobre o Alzheimer

É possível se prevenir contra a chegada da doença

Em entrevista ao Alô Daisy, Jerson Laks, psiquiatra e presidente do Comitê Científico do VIII Congresso Iberamericano de Alzheimer, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de outubro, falou sobre verdades e mitos dsobre o Alzheimer, assunto que será discutido no evento.

 

Ouça a entrevista clicando no player acima!

 

A cidade do Rio foi escolhida para receber a oitava edição do Congresso Iberoamericano de Alzheimer. É na cidade e no estado do Rio que está a maior população de idosos do país. Estima-se que 35% dos moradores do bairro de Copacabana, por exemplo, tem mais de 60 anos. A população de idosos no Brasil está em crescimento. E a doença de Alzheimer, por consequência, também aumenta.

 

Informações do Relatório Mundial de Alzheimer, divulgados em setembro pela Federação Alzheimer’s Disease International dizem que a cada três segundos, uma pessoa no mundo começa a apresentar sintomas de demência. Hoje, existem 46 milhões de pessoas vivendo com o problema. No Brasil são mais de um milhão sofrendo da doença de Alzheimer.

 

O Congresso acontece no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com o tema “Reinventando o longo caminho: Envelhecimento e Longevidade". Durante a entrevista, antecipando a discussão, Daisy Lúcidi e Jerson Laks falaram sobre os mitos e verdades da doença e sobre a ausência de políticas públicas específicas. Um dos mitos revelados é a questão da prevenção. A doença de Alzheimer é incurável, mas existe a possibilidade de prevenção.



Criado em 13/10/2015 - 19:54 e atualizado em 13/10/2015 - 15:48