Em entrevista ao Alô Fronteira, moradores de Benjamin Constant e Tabatinga falam sobre o AmazonLog17, exercício militar multinacional voltado para treinamento de ações emergenciais humanitárias na região Amazônica. A percepção é de que as atividades, apesar de temporárias, ajudam a população.
Ouça as entrevistas:
O professor Costa, de Benjamin Constant, relata que estava buscando atendimento odontologico para ele e sua neta. Ele elogiou as ações e pediu que atividades como essas aconteçam mais vezes. "Essa operação só vem fortalecer as operações dos militares na fronteira e as comunidades da circunvizinhança", comemora.
O morador de Tabatinga, Nilvado Duarte, por sua vez, explica que durante esse periodo ele sente que a cidade está mais segura. "Veja bem, pelo menos essas matanças, roubos, furtos, não se ouviu mais falar depois do início do evento", conta. "A cidade está como a gente quer ver, calma."
Nivaldo também atentou para a movimentação da economia, com geração de emprego para a população local. "Todos estão pegando pouco ou muito, mas está redendo", afirma. "E esse dinheiro circula dentro do município, totalmente diferente de alguns eventos em que o dinheiro vai para fora."