A campanha de vacinação contra a febre aftosa visa à manutenção de área livre da doença e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), prevista para maio deste ano.
Em entrevista ao programa Alô Fronteira, da Rádio Nacional do Alto Solimões, o gerente local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Orlando Nascimento, explicou que na zona urbana, a campanha aconteceu até o dia 20 de abril.
As equipes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) e do Idam agora seguem para a zona rural e assentamentos em Tabatinga.
Orlando ressaltou que até o momento nenhum caso de febre aftosa foi confirmado em Tabatinga. Ele também falou sobre a parceria com a ADAF e os alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para a realização da campanha.
Assim que vacinar o animal, o produtor deve procurar um escritório do IDAM ou da ADAF para notificar a vacinação, o que garante o registro do rebanho no sistema da agência de defesa e o repasse essa informação ao Mapa para comprovar que o rebanho foi vacinado.
O Alô Fronteira vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Ouça no player abaixo: