Renato Ambrósio, oftalmologista e criador da campanha Junho Violeta , participa do programa Alô Fronteira falando sobre a enfermidade visual ceratocone.
Renato explica que a campanha junho violeta deu início desde 2018 pra chamar a atenção das pessoas para a ceratocone, uma doença da córnea muito comum, mas que as pessoas precisam entender e ter mais acesso às informações adequadas.
Ele ressalta que é importante cuidar da saúde visual e que é necessário consultar um oftalmologista, para prevenir algumas doenças que, muitas vezes, acontecem de forma silenciosa e que somente um profissional capacitado pode detectar o que de fato está acontecendo.
Também reforça que é preciso ter muito cuidados com a assepsia das mãos que muitas vezes é levada aos olhos contaminada, favorecendo o início de uma series de enfermidades.
Ambrósio explica que a ceratocone é uma doença que afeta os jovens na segunda década de vida e que coçar os olhos é um péssimo habito que pode desencadear a doença e que nos casos mais graves é necessário ate o transplante de córnea.
Confira a entrevista completa no player acima.