O uso das tecnologias sociais no combate à pobreza e às desigualdades sociais têm sido uma prática constante da Fundação Banco do Brasil. Jõao Júnior, Gerente de Projetos da FBB, concedeu entrevista a Rádio Nacional do Alto Solimões e informou que em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), serão reaplicadas quatro iniciativas para melhorar a vida de 2 mil famílias ribeirinhas do Amazonas, com atenção especial à primeira infância.
Os municípios de Borba, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara serão contemplados com metodologias das áreas de saneamento básico, tratamento de água, esgoto domiciliar e saúde. As práticas fazem parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS), . A ação vai receber investimento social de R$ 1 milhão e o lançamento está previsto para março deste ano.
A escolha das tecnologias foi feita a partir de diagnóstico preliminar, realizado com a participação das populações locais, levando em conta o contexto atual e identificando as demandas e as carências dos moradores. Outro fator importante é o trabalho de internato rural que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza nas comunidades escolhidas.
Ouça a entrevistacompleta no player acima.