Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Antena Na Travessa debate a poesia como gênero

A edição especial acontece nesta quarta (06), na Livraria da Travessa

A edição especial do #AntenaNaTravessa acontece nesta quarta-feira (06), e aproveita o clima da última FLIP para debater a poesia como gênero literário.

 

No programa, Sérgio Cohn, editor da Azougue Editorial, e a poeta Therezinha Mello. A partipação musical fica a cargo do Conjunto Música Surda, composto pela cantora Andréia Pedroso e os violonistas Antonio Jardim, Artur Gouvêa e Celso Garcia Ramalho.

 

O #AntenaNaTravessa de julho será na Livraria da Travessa de Ipanema, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 572, em Ipanema. O programa começa às 18h.

 

Participe! Envie sua pergunta pelo nosso Whatsapp: (21) 99710-0537

 

Confira um resumo sobre os convidados:

 

Therezinha Mello - Formada em Português e Literatura, é escritora e atualmente é responsável pela Capitolina Edições, um selo editorial voltado para novos escritores.

 

Andréia Pedroso - Cantora e letrista. Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Música da UFRJ. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, Rio de Janeiro. 

 

Sergio Cohn - Poeta e sócio-diretor e editor da Azougue Editorial, publicou os livros de poemas Lábio dos afogados (1999), Horizonte de eventos (2002), O sonhador insone (2006) e, ainda, Futebol com Animais (2013), escrito junto com seu filho. Organizou diversos livros, de autores como Roberto Piva, Vinicius de Moraes, Antonio Risério, Boris Schnaiderman, Gary Snyder, Michael McClure e Jerome Rothenberg. É também editor de várias revistas de cultura, entre elas a Azougue, a Nau, e o Atual – O último jornal da Terra. Participou ativamente da redescoberta dos surrealistas, como Roberto Piva e Claudio Willer.

 

Antonio Jardim -  Músico. Violonista. Arranjador. Compositor. Doutor em Poética pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música (1988). Compositor graduado pela Escola de Música da UFRJ (1981), licenciado em Educação Artística (1986), pelo Conservatório Brasileiro de Música. Graduado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É Professor de Estética na Faculdade de Educação da UERJ (desde 1999) e Professor do Departamento de Composição da Faculdade de Música da UFRJ (desde 1988).

 

Artur Gouvêa - Músico. Violonista. Arranjador. Compositor.  Doutorando pela Escola de Música da UFRJ. Mestre em Ciência da Literatura/ Poética pela Faculdade de Letras da UFRJ, Bacharel em violão pela Escola de Música da UFRJ.

 

Celso Garcia Ramalho - Músico. Violonista. Arranjador. Compositor.  Doutor e Mestre em Letras (Poética) pela UFRJ, bacharel em Música com habilitação em violão pela UFRJ e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Professor Adjunto da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas.

 

Música Surda - O grupo “Música Surda” foi criado em 2001, por meio do encontro inusitado de seus integrantes em um evento da UERJ. Sua estreia nos palcos aconteceu em 23 de outubro daquele ano, no Teatro Noel Rosa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro.

 

O Música Surda optou por musicar poesias produzindo um trabalho essencialmente brasileiro. Compondo suas próprias músicas e arranjos de forma a explorar o modo de cantar brasileiro e a tradição do violão, ambos tratados com as singularidades que possuem na nossa cultura. É um grupo de criação musical voltado para elaboração de canções brasileiras realizando musicalmente a poesia de autores consagrados e de novos expoentes da poesia em língua portuguesa.

 

O grupo “Música Surda” é formado por Andréia Pedroso (canto), Antonio Jardim (violão de 6 e 10 cordas), Artur Gouvêa (violão de 6 cordas e violão requinto), Celso Ramalho (violão de 6 cordas e requinto, guitarron e vihuela). Lançou em 2008, o álbum de canções intitulado O Livro das Canções, contendo dois Cds: o Cd 1 - Tomo I - Letras pretas de concerto e o Cd2 - Tomo II - Mares brancos de palavras, uma homenagem à poetisa Cecília Meireles.

 



Criado em 01/07/2016 - 19:43 e atualizado em 08/07/2016 - 19:06

Mais do programa