Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Katy Navarro traz a literatura de Alice Ruiz no Momento Literário

' Que importa o sentido, se tudo vibra? ' , pergunta a poeta, haikaista e tradutora, Alice Ruiz

Assinar podcast

Antena MEC

No AR em 30/06/2020 - 18:00

Seus versos são poesia em livros e músicas. Paranaense, de Curitiba, ela nasceu em 22 de janeiro de 1946 e começou a escrever ainda criança, aos 9 anos, contos, e depois aos 16, poesia. Aos 26 anos publicou os primeiros poemas em revistas e jornais culturais. Participou também em textos feministas e publicitários, além de roteiros de histórias em quadrinhos.

O primeiro livro, “Navalhanaliga”, Alice Ruiz  lançou aos 34 anos e, a partir daí, não parou mais, tendo 21 livros publicados. Ganhou vários prêmios, entre eles o Jabuti de poesia, em 1989, pelo livro “Vice Versos” e, em 2009, por “Dois em Um”.

Tem poemas traduzidos e publicados em antologias, em diversos países. Como letrista, tem canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o "Paralelas", em parceria com Alzira Espíndola, com as participações de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.

De lá pra cá, já são mais de 50 músicas gravadas por Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Gal Costa e Ney Matogrosso, entre outros.

Alice Ruiz se destacou também na arte dos haikais. Ela dá cursos de haikais e participa de eventos de poesia e arte, com uma bagagem poética que encanta seus amigos e leitores.

Alice Ruiz é a poeta que traduz em palavras os melhores sentimentos, como neste poema:

 

Que o breve
seja de um longo pensar

que o longo
seja de um curto sentir

que tudo seja leve
de tal forma
que o tempo nunca leve.

Criado em 30/06/2020 - 09:53

Mais do programa