Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento literário fala da vasta produção de Edimilson de Almeida Pereira

Poeta, ensaísta, professor e pesquisador da cultura afro-brasileira, Edimilson de Almeida Pereira escreve para adultos e crianças

Assinar podcast

Antena MEC

No AR em 25/08/2020 - 18:00

Ele é poeta, ensaísta, professor e pesquisador da cultura afro-brasileira. Edimilson de Almeida Pereira, mineiro de Juiz de Fora,  nasceu em 18 de julho de 1963 e graduou em Letras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

A partir daí fez uma carreira acadêmica de sucesso e ligada à literatura. O autor, que é Professor Titular de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem dezenas de livros e artigos publicados.

Sua estreia foi aos 22 anos com o volume de poemas “Dormundo”. Em 1991, lançou “Corpo vivido”, depois “Livro de falas”, “Árvore de arturos & outros poemas”, “Corpo imprevisto & margem dos nomes” e “O Lapassi & outros ritmos de ouvido”.

É um poeta com características muito particulares, de palavras que nos chamam para decifrar os versos e de sentidos que despertam um sentimento com uma variedade de apreciações. É um dos autores mais premiados, por suas obras na literatura brasileira atual.

Entre 2005 e 2017, publicou mais nove livros de poesia e cinco de crítica literária. Vale ressaltar, também, oito títulos ensaísticos, elaborados no período de 2000 a 2003, em coautoria com Núbia Pereira Gomes e mais doze títulos de literatura infantil e infantojuvenil, até 2017. É uma farta lista de livros para crianças como "Os reizinhos do Congo" ou "Rua Luanda".

Seu talento vai além, com obras de não ficção e trabalhos de pesquisa da cultura e religiosidade afrobrasileira.

Edimilson de Almeida Pereira é um nome que se destaca no cenário da literatura brasileira, por sua pluralidade e versatilidade, por seu olhar profundo, pelas coisas da terra e dos ancestrais, pelo mundo paralelo das origens e pela capacidade de ousar e nos transformar em leitores curiosos.

Criado em 25/08/2020 - 09:48 - Episódio Momento Literário - Edimilson de Almeida Pereira

Mais do programa