Em entrevista ao programa, Rodrigo Noleto, coordenador do Programa de Iniciativas Comunitárias do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), fala do edital que vai selecionar projetos de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, com enfoque em iniciativas protagonizadas por mulheres ou por jovens no contexto da educação no campo, com ações voltadas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, geração de trabalho, emprego e renda.
Em cerca de 30 anos de atuação, o Fundo PPP-ECOS já destinou recursos para mais de 900 projetos e mais de 500 organizações comunitárias pelo Brasil. Desta vez, como está definido no 38º Edital do Fundo, serão investidos R$ 4,1 milhões.
Conforme o edital, podem concorrer projetos de alguns municípios do Tocantins e do Maranhão (Confira o 38º Edital do Fundo PPP-ECOS completo e a lista de municípios contemplados).
Os recursos são do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Área de Desenvolvimento Social da Suzano.