Buscando reviver a histórica vocação musical da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, Rufo Herrera e Ronaldo Tóffolo, associados a um grupo de instrumentistas que integravam o grupo "Trilos" e o "Quarteto Ouro Preto", criaram, há exatos 20 anos, a "Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto", hoje "Orquestra Ouro Preto".
Ela é formada por cerca de 20 músicos, aos quais se associam músicos convidados, em função do repertório a ser executado, e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Tóffolo.
O aniversário de 20 anos de fundação da Orquestra será comemorado em formato especial, em uma live com a participação do grupo completo e do pianista Cristian Budu, nesta sexta-feira, dia 21 de agosto.
A apresentação será transmitida ao vivo, diretamente do teatro Sesc Palladium, em Belo Horizonte, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde.
O Antena MEC recebeu o maestro Rodrigo Tóffolo para uma entrevista sobre a história e a programação comemorativa do aniversário de 20 anos da Orquestra Ouro Preto.
A live comemorativa acontece às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da orquestra.