Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Literário traz a biografia do poeta Solano Trindade

O escritor pernambucano resgata a memória do povo negro em sua obra, marcada pela resistência através da arte

Antena MEC

No AR em 25/05/2021 - 18:41

No Momento Literário desta terça-feira (25), Katy Navarro destaca a produção de Francisco Solano Trindade. O poeta, nascido em 24 de julho de 1908, em Recife, exibe em sua obra o orgulho de seus ancestrais, abordando temáticas de raízes africanas e da memória do povo negro em seus livros.

Desde menino, Solano demonstrou forte interesse e encantamento pela cultura popular e pelas histórias literárias, e foi aluno no Liceu de Artes e Ofícios da capital pernambucana. Engajado na luta pelos direitos humanos e no movimento negro da década de 1930, ele participou do I Congresso Afro-brasileiro, liderado por Gilberto Freyre, que reuniu diversos intelectuais para discutir a importância da cultura negra na construção do Brasil. Entre seus livros, estão os títulos “Poemas Negros”, “Poemas de uma Vida Simples”, “Cantares ao meu Povo” e “Seis Tempos de Poesia”.

No episódio inédito, a jornalista apresenta a vida e obra deste grande nome da poesia nacional e recita o poema “Sou Negro”. Ouça o Momento Literário na íntegra no player acima.

Criado em 25/05/2021 - 18:41

Mais do programa