Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe a agenda de música clássica na coluna Revista Concerto

Luciana Medeiros destaca concertos da orquestras Sinfônica Heliópolis, OSESP, Sopros e Percussão da UFRJ e Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

Antena MEC

No AR em 24/09/2021 - 18:00

Na agenda Revista ConcertoLuciana Medeiros apresenta os eventos de destaque na programação de música clássica nacional e internacional.

Esta semana ela recomenda a apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis no Baile do Simonal, com transmissão ao vivo pelo youtube do Instituto Baccarelli nesta sexta (24), direto do palco do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com a participação de Vanessa Jackson e Max de Castro. Ainda na sexta, e também no sábado (25), a OSESP sobe ao palco da Sala São Paulo tendo o maestro Isaac Karabtchevsky como regente e o violoncelista Antonio Meneses como solista. No repertório, o “Concerto nº 2 para Violoncelo”, de Heitor Villa-Lobos. As apresentações são presenciais e o concerto desta sexta-feira tem transmissão ao vivo pelo canal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, no youtube.

Os naipes de sopros e percussão da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Marcelo Jardim, se apresentam na Sala Cecília Meireles neste sábado, dentro do Festival da Música Brasileira da Belle Époque Carioca. No programa, obras de Henrique Alves de Mesquita, Antônio Callado, Viriato Figueira da Silva, Alexandre Levy, Patápio Silva, Francisco Braga, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Irineu de Almeida e Pixinguinha. O concerto é presencial, com transmissão pelo canal da Sala Cecília Meireles no youtube e pela TV Alerj. Também no sábado, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada por meninas e jovens musicistas oriundas das escolas públicas do Rio de Janeiro, faz o concerto de estreia da série Paisagem Sonora no boulevard da Casa França-Brasil, sob a regência de Priscila Bomfim. A apresentação é gratuita, com distribuição de 50 convites uma hora antes do espetáculo e transmissão simultânea pelo canal do projeto Orquestra nas Escolas no youtube.

Luciana destaca ainda o lançamento do álbum Nossos espíritos livres - Árias da corte francesa do século XVII, com Marília Vargas (soprano), Silvana Scarinci (arquialaúde, teorba) e Roger Burmester (alaúde, guitarra barroca). A live de lançamento acontece nesta sexta-feira, com concerto e conversa transmitidos pelo Instagram e pelo canal do Estúdio Trilhas Urbanas, no youtube. 

Para detalhar os programas, a colunista recebe o músico, compositor e curador Simoninha e a coordenadora executiva do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins.

Confira a agenda Revista Concerto no player acima. 

Criado em 24/09/2021 - 10:18

Mais do programa