Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Literário destaca o bicentenário da imperatriz Teresa Cristina

Katy Navarro traz comentários sobre a vida de Teresa Cristina e sobre o livro infantil "A cidade de Teresa", de Ana Maria de Andrade

Antena MEC

No AR em 15/03/2022 - 18:00

Em 14 de março de 1822, nascia em Nápoles, na Itália, aquela que seria a imperatriz do Brasil conhecida como a 'mãe dos brasileiros', a esposa do imperador Pedro II. O  bicentenário da imperatriz Teresa Cristina está sendo lembrado com a edição especial do livro infantil “A cidade de Teresa”, de autoria da escritora Ana Maria de Andrade.

A obra tem o selo editorial do Instituto Ama Leitura e parceria com o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, além do apoio da Secretaria de Cultura de Teresópolis, cidade da região serrana do Rio que leva este nome por causa da imperatriz.

É um lançamento que está inserido em outras comemorações como a inauguração de busto da imperatriz na Praça Itália e uma exposição promovida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) intitulada "Teresa Cristina em construção". Essa exposição pode ser visitada pelo público no Palácio Tiradentes. 

O livro "A cidade de Teresa" é o primeiro livro infantil publicado no Brasil que conta a história da imperatriz para crianças. Ele foi lançado em 2020, em formato e-book, com a proposta da escritora de fazer com que a garotada menor conhecesse a história de uma imperatriz que teve uma vida discreta e com poucas informações para a maioria dos brasileiros.

Com ilustrações de gravuras que reproduzem as pinturas de artistas do século dezenove como Debret, Rugendas e Eliseu Visconti, o livro sai com uma edição bilingue, em português e italiano, e terá dez mil exemplares distribuídos de forma gratuita para as escolas públicas das cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Para as crianças leitoras iniciantes, a história pode ser conhecida em vídeo no youtube, no canal da autora e para os professores há um guia do educador com sugestões de atividades depois da leitura.

A história da imperatriz Teresa Cristina é nossa história também, é memória desse Brasil gigante que tem um passado de tantos encantos que precisam ser conhecidos pelas novas gerações.

 

 

 

Criado em 15/03/2022 - 14:57 - Episódio Momento Literário - Teresa Cristina - histórias da imperatriz

Mais do programa