O Antena MEC está apresentando os autores das composições que estão na final nas categorias Música Instrumental e Musica Clássica do Festival de Música 100 anos de rádio no Brasil.
A divulgação dos vencedores acontece dia 6 de dezembro, durante a festa de premiação na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Nesta entrevista, quem apresenta sua canção finalista é Raphael Almeida, autor de Baião crioulo, que está concorrendo ao prêmio de Melhor Música Instrumental do festival.
Almeida conta que começou a estudar música com seis anos de idade, por influência - e até pressão - dos seus avós. Seu primeiro contato é com o cavaquinho, que acaba tornando-se seu instrumento de trabalho.
Sobre seu processo de criação, ele explica que não é um compositor de inspiração, mas sim um compositor "de expediente": "Todos os dias eu tenho meu horário para me dedicar exclusivamente à composição", conta.
Do Rio Grande do Norte, o cavaquinista Almeida assume influências de nomes como Waldir Azevedo, Henrique Cazes, Jacob do Bandolim, mas também de ritmos regionais, como o forró, baião e frevo. "O nome da música já diz que é um baião bastante ritmado".
Ouça a entrevista completa no player acima.