É tempo de arraiá, pé de moleque, dançar quadrilha, pular fogueira, olha a chuva, é mentira!
A verdade é que é tempo de festa junina e a literatura tem vários livros sobre o tema. Um deles leva exatamente esse título: Festa Junina, de Susana Ventura com ilustrações de Patrícia Sant’Ana Scheld. Livro infantil que toca na imaginação das crianças e traduz a festa popular com a simplicidade que ela merece ao olhar dos pequenos.
O livro surgiu de uma vontade da autora de fazer com que toda a ideia desta festa tradicional pudesse viajar pelo brasil e pelo mundo nas páginas de um livro. E assim, lá vamos nós adultos e também as crianças numa viagem com a oportunidade de saber mais das origens dessa festa. Pesquisadores a relacionam às festividades pagãs que aconteciam na europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram feitas com o objetivo de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. No Brasil, as primeiras notícias da existência da festa remontam ao século XVI.
As festas juninas eram uma tradição popular em Portugal e Espanha. Por causa disso, vieram para o nosso país durante a colonização. À princípio a festa era chamada de joanina, em referência a São João, mas depois de alguns anos, o nome mudou para junina, em referência ao mês no qual ocorre normalmente: junho. No começo, tinha forte tom religioso, mas com o passar do tempo foi perdendo essa característica e adquirindo um forte apelo aos símbolos típicos do interior e das zonas rurais brasileiras. Cresceu mais no Nordeste, região onde acontecem as maiores festas hoje, como a de Campina Grande, na Paraíba.
A história da festa e suas tradições é contada para crianças no livro 'Festa junina' com a experiência de quem tem uma trajetória literária de muitos anos.
Susana Ventura é de Rio Claro, em São Paulo. Escritora, professora, tradutora e pesquisadora na área da literatura é doutora em letras pela Universidade de São Paulo e tem cerca de trinta livros publicados. Ganhou diversos prêmios e muitas das publicações dela receberam o selo de 'altamente recomendável' pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a FNLIJ. Obras como “Um lençol de infinitos fios”, “O caderno da avó Clara”, “Convite à navegação: uma conversa sobre a literatura portuguesa” estão em acervos de várias bibliotecas pelo país.
Livros de Susana foram selecionados pelos programas do governo, da prefeitura de São Paulo e de Belo Horizonte para serem adotados em escolas. Susana Ventura tem um longo trabalho de pesquisa de contos de fadas em que revela a obra de autoras francesas dos séculos XVII e XVIII em lindas edições. Essa escritora de múltiplos talentos nos brinda neste mês com um livro só dedicado a festa popular tradicional do mês de junho.
O livro transporta a crianças para a festa e é um convite para conhecer mais sobre o nosso Brasil, as nossas tradições e sentir o orgulho de uma festa que tem comidas típicas, danças típicas, músicas, figurinos, sanfona, bandeirinhas, brincadeiras e principalmente a alegria do povo. Viva a festa junina na rua, nas praças e nos livros!