Cenógrafo, carnavalesco, professor, produtor e apresentador de televisão, Fernando Pamplona (1926 - 2013) fez história no Carnaval carioca e na Cultura Popular brasileira. Seu caráter visionário agregou para o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro duas contribuições até hoje indissociáveis, e que contribuíram decisivamente para projetá-lo como a referência mundial de festa popular que é nos dias de hoje:
- A cenografia (teatral e da televisão) como elemento embelezador e facilitador na arte de contar e traduzir para o público um enredo, seja ele de que natureza for;
- Na escolha dos temas para os enredos que assinava, o protagonismo dos heróis negros e demais personagens "não oficiais" da nossa história, ou seja, aqueles que não costumamos encontrar (parcial ou totalmente) nos livros que a contam.
Por essas e outras razões que você vai saber ouvindo o áudio no player acima, é que dedicamos esta edição especial de Carnaval do quadro Boteco do Confete ao mestre Fernando Pamplona.
Para saber mais, confira a imperdível conversa de outro mestre, o radialista, compositor, roteirista e crítico carnavalesco Rubetem Confe, com o âncora Tiago Alves. Armazém Cultural - a casa do Carnaval Cultural do Brasil!