Para homenagear Rosa Magalhães, o Armazém Cultural reapresentou entrevista com a artista, que foi ao ar em 2017. Na ocasião, a carnavalesca estava à frente da escola de samba São Clemente, que disputava naquele ano o Carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Na entrevista, Rosa, que também era professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, artista plástica, figurinista e cenógrafa, contou ao âncora Tiago Alves como se daria o desenvolvimento do enredo, Onisuáquimalipanse, sua chegada à irreverente agremiação do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, e o cenário econômico da época para desenvolver um desfile. A artista também brincou que tinha “sete títulos e meio” conquistados, e revelou a sua paixão por cães.
Com mais de 50 anos de carreira e 77 anos de idade, Rosa Magalhães faleceu nesta quinta-feira (25), vítima de um infarto. É considerada a maior vencedora do Carnaval carioca moderno, a partir da construção do Sambódromo (1984), conquistando títulos pelo Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense (cinco vezes) e Unidos de Vila Isabel.
Fora da Passarela do Samba, venceu o prêmio Emmy, na categoria Figurino, pelo trabalho na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro. A artista também foi responsável pela cerimônia de encerramento das Olimpíadas de 2016, igualmente no Rio de Janeiro.
Ouça mais no player acima. Tá realmente imperdível!