Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival "Arquivo em Cartaz" apresenta cenas amadoras e históricas

Mostra de filmes de arquivo resgata memórias do cotidiano de diversas épocas

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 04/12/2017 - 17:02

A terceira edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo começa nesta segunda-feira (04), no Rio de Janeiro, com foco nos filmes de família e no cinema doméstico e amador. O tema deste ano joga luz sobre um tipo específico de registro, raramente reproduzido, mas com características fundamentais para a compreensão de determinada época e lugar. 

A coordenadora geral do Arquivo em Cartaz, Raquel Hallak, contou ao Arte Clube que a preocupação com a valorização e preservação desses filmes caseiros é uma tendência mundial. "Todo dia 21 de outubro é comemorado o Home Movie Day, dia em que esses filmes ganham destaque. E é de extrema importância, porque a gente consegue, a partir desses filmes, entender a organização de uma sociedade, como foi a nossa origem e a dos nossos antepassados", afirma.

A abertura oficial acontece às 19h30, no Arquivo Nacional (Praça da República, 173), patrimônio arquitetônico localizado no centro do Rio de Janeiro. O local receberá um cinema ao ar livre com plateia de 400 lugares. Com programação inteiramente gratuita, o evento marca o início das comemorações de 180 anos de fundação do Arquivo Nacional. 

A programação completa você encontra no site arquivoemcartaz.com.br
 
Serviço
Arquivo em Cartaz | Festival Internacional de Cinema de Arquivo
04 a 13 de dezembro de 2017 
Realização: Universo Produção | Instituto Universo Cultural |Arquivo Nacional | Ministério da Justiça e Segurança Pública - Governo Federal Ordem e Progresso
 
Locais de realização do evento
Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Centro | Rio de Janeiro
*Cine-Pátio (400 lugares) e Cine-Teatro (150 lugares)
Cine Arte UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí | Niterói
* 290 lugares
 

Criado em 04/12/2017 - 17:09

Mais do programa