O descanso dos trabalhadores em espaços públicos ao redor do mundo chamou a atenção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Essas imagens foram reunidas na exposição "Dorminhocos", que traz 145 fotografias produzidas entre as décadas de 1930 e 1950, em vários países como Argentina, Congo, China e Brasil.
Em entrevista ao Arte Clube, o curador da mostra, o historiador Raphael Fonseca explica a história dessa série de fotos. "Aproximadamente 90% das imagens nunca tinham sido ampliadas e exibidas em público. Em 1932, Verger, aos 30 anos, aprende fotografia, parte de Paris e começa a viajar pelo mundo. São fotos de uma juventude artística e fotógráfica dele, o começo de uma pesquisa. Uma das questões que ele sempre se interessa é de registrar pessoas dormindo em espaço público", conta.
Clique no player acima e ouça a entrevista completa.
As fotos fazem parte do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador. A maior parte dessas imagens nunca havia sido revelada. A exposição "Dorminhocos" fica em cartaz de 20 de janeiro a 18 de março, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.