O cineasta John Howard Szerman leva às telas a trajetória de um dos maiores maestros e compositores brasileiros, no documentário "Santoro - O Homem e Sua Música".
Cláudio Santoro (1919 – 1989) compôs mais de 600 músicas, desde singelos prelúdios para piano até complexas peças sinfônicas e eletroacústicas. Militante do Partido Comunista, sua posição política contribuiu para que não fosse devidamente reconhecido no Brasil. Passou por dificuldades financeiras e morou na Europa durante um período.
Em entrevista ao Arte Clube, Szerman conta que o filme contou com incentivo da viúva do maestro, além da direção musical do filho do músico, Alessandro Santoro. Clique no player e ouça a entrevista completa.
O documentário conta, além das entrevistas, com trechos de sinfonias e diversas peças musicais interpretadas especialmente para o filme.
O diretor John Howard Szerman é inglês radicado no Brasil. Integrou as equipes de Jean-Luc Godard – como cameraman e editor - e de Glauber Rocha – como diretor de fotografia e cameraman de “A Idade da Terra”. Trabalhou, ainda, em filmes como “Lawrence of Arábia”, “Dr. Jivago”, “The Wall”, “Mississipi em Chamas”, “O Expresso da Meia-Noite”, entre outros. No total, dirigiu e produziu 41 filmes, fez o roteiro de sete longas-metragens e trabalhou em mais de 50 produções audiovisuais.
Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC AM Rio.