A peça "O Segundo Armário", em cartaz no Rio de Janeiro, narra a história de Gabriel de Souza Abreu (pseudônimo de Salvador Corrêa). Em 2011, ele recebeu diagnóstico positivo para HIV e, a partir de então, foi da angústia à esperança e decidiu compartilhar sua experiência na internet e no livro "O Segundo Armário – Diário de Um Jovem Soropositivo".
Em entrevista ao Arte Clube, Salvador Corrêa fala do processo de adaptação para o teatro e aborda questões importantes, como o preconceito, a reação da família e amigos e como isso também impacta nas relações afetivas.
Ouça no player abaixo:
Salvador contou que escrever o livro foi uma forma de colocar para fora as emoções iniciais que sentiu ao ser diagnosticado. Ele comentou também sobre a escolha do título do livro e peça.
"O meu primeiro armário foi a homossexualidade. (...) E quando eu me vi com HIV, percebi que eu estava sendo colocado de novo dentro de um segundo armário. Porque a questão do sigilo se tornava muito forte. O medo de as pessoas ficarem sabendo, principalmente meus pais. Então eu me vi com mais um estigma a ser escondido", comenta Salvador, que é formado em Psicologia, com pós-graduação em Saúde Coletiva e mestrado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O espetáculo é montado pela Cia Banquete Cultural – que há cinco anos leva aos palcos temas universais relevantes - aposta em uma encenação vigorosa, na qual os pensamentos e reflexões contidos no livro são expostos de maneira crua e poética. O ator Hugo Caramello vive o personagem principal, com direção de Jean Mendonça e dramaturgia de Antonio de Medeiros.
Serviço:
O Segundo Armário
Temporada: Dezembro de 2018 - Dias: 11 e 18 (Terça-feira)
Janeiro de 2019 - Dias: 09, 16, 23 e 30 (Quarta-feira)
Horário: 19h
Classificação: 18 anos
Local: Sala Zaíra de Oliveira – Memorial Municipal Getúlio Vargas - Praça Luís de Camões, s/n, subsolo, Glória
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia e lista amiga) - pagamento somente em dinheiro.
Reservas e mais informações pela página https://www.facebook.com/