Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curso do IMPA ensina criação de música por meio de programação de computador

Linguagem permite que instrumentos digitais sejam criados no computador com o objetivo de produzir som e música

Arte Clube

No AR em 21/01/2019 - 15:14

Como uma maneira de desenvolver a cultura de programar música em computadores, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) oferece o workshop de Programação de Áudio em Chuck, uma forma criativa de unir os conhecimentos e técnicas da ciência da computação com a arte. A linguagem tem sido usada por programadores de diversos lugares do mundo para fazer música ao vivo por meio da técnica de Live Coding.

Em entrevista ao Arte Clube, o pós-doutor e pesquisador do Laboratório de Computação Gráfica do IMPA, Vitor Guerra Rolla, explica como funciona a Linguagem de Programação em Chuck.

Ouça no player acima.

 

“O Chuck permite você manipular o som através do texto de uma linguagem digitada no computador. Ele permite todas as funcionalidades que um sintetizador comercial tem e mais as funcionalidades que a própria linguagem de programação permite que seja utilizada, novas coisas que você não é capaz de fazer com um sintetizador normal”, conta o pesquisador.

 

Vitor acrescentou que é possível fazer toda a música usando o computador. Ele afirmou que é importante que o programador tenha uma boa noção musical.

O workshop no IMPA vai até o dia 29 de janeiro e o tema continua a ser explorado na Conferência Internacional de Live Coding Music, com a presença de palestrantes de todo o mundo, especialistas no assunto. Para se inscrever no workshop e saber mais detalhes sobre a conferência, acesse o site do IMPA.

Criado em 21/01/2019 - 15:28

Mais do programa