Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Peça "Realpolitik" discute o valor da vida na sociedade neoliberal

Texto de Daniela Pereira de Carvalho toca em fatos e temas atuais do Brasil

Arte Clube

No AR em 06/02/2025 - 14:00

Feridas abertas do Brasil e do mundo de hoje estão no centro das discussões da peça "RealPolitik", em cartaz no Rio de Janeiro. Questões éticas soterradas por interesses econômicos; o interesse individual mais forte que o coletivo; o lucro sobre todas as coisas, também estão entre os assuntos discutidos no espetáculo. Tudo isso, por meio de uma dramaturgia que pega o espectador pela emoção, que leva à reflexão.

Após o rompimento de uma barragem com mais de uma centena de vítimas e milhares de pessoas desalojadas, o jornalista Rafael (Augusto Zacchi) vai entrevistar Henrique (Pedro Osório), CEO de uma grande empresa de mineração MBS - Mineradora Brasileira do Sudeste. O confronto entre os dois, com visões opostas de mundo, toma um rumo inesperado e caminha para um desfecho trágico.

A autora da peça é a Daniela Pereira de Carvalho, que também brilhou com o texto de outro espetáculo de sucesso, "A menina escorrendo dos olhos da mãe". Clique no player acima e ouça uma entrevista com a dramaturga, que dá detalhes sobre a peça, fala das inspirações, como as tragédias como a de Brumadinho, em Minas Gerais, e do Ninho do Urubu, no Rio. 

Daniela reflete sobre o papel do teatro ao abordar questões tão atuais, com ética, política, capitalismo. Pra ela, o teatro é, acima de tudo, emoção, que pode despertar reflexão. E mais que uma arma, é um instrumento.

SERVIÇO 

Peça "Realpolitik"
Temporada: até 26 de fevereiro
Horários: terças e quartas-feiras às 20h  
Local: Teatro Poeira - Rua São João Batista, 104, Botafogo - RJ
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) 
Classificação: 16 anos 

Criado em 06/02/2025 - 15:20

Mais do programa