A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro exibe, nesta sexta-feira (25), o filme "Inimigos – Uma História de Amor", que dá início ao projeto Psicanálise e Cinema deste ano. O longa é uma adaptação do romance de Isaac Bashevis Singer, que levou o prêmio Nobel de Literatura em 1978. No evento, o público confere a relação entre a memória e a reconstrução das vidas dos sobreviventes do Holocausto.
Na trama, um sobrevivente do Holocausto acredita que sua esposa morreu na guerra e se casa com uma imigrante que o salvou dos nazistas. Já em Nova York, ele começa um caso com outra mulher e vive um triângulo amoroso, quando sua primeira esposa reaparece.
Clique no player abaixo e ouça uma entrevista com o coordenador do projeto, o psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego.
A exibição do filme é nesta sexta-feira, às 19h, seguido de debate com a jornalista e crítica de cinema Susana Schild, além de Gallego. A entrada é gratuita, com uma contribuição de R$ 20 para quem deseja assistir ao debate. As inscrições para o debate devem ser feitas pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br.
A Sociedade Brasileira de Psicanálise fica na Rua David Campista, número 80, Humaitá.